quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

História do Crochê





História do Crochê



O termo crochê tem origem na palavra francesa croc, que significa gancho, mas onde como surgiu, ninguém atesta com precisão...



"O termo crochê tem origem na palavra francesa croc, que significa gancho, mas onde e como surgiu, ninguém atesta com precisão. No entanto, pesquisas arqueológicas comprovam que o crochê teve origem na China, como uma forma de costura. Posteriormente, a técnica, conhecida como tambouring (palavra do idioma inglês, que significa tambor) ultrapassou fronteiras alcançando a Turquia, Índia, Pérsia, norte da África chegando finalmente ao continente europeu por volta de 1.700.No final do século 18 a técnica evoluiu para o que os franceses chamam de “crochê no ar”, em que o tecido de fundo e o bastidor foram abolidos e a agulha passou a ser trabalhada diretamente com a linha. Espalhando-se pela Europa, o crochê ganhou fama na Inglaterra na era Vitoriana, quando esse tipo de artesanato era o passatempo preferido das senhoras da nobreza.No início do século 19, fios como a seda eram largamente usados para imitar bordados e laços importados, marcando o princípio do crochê filé. Gráficos do começo do século 20 já reproduziam com perfeição as fábulas, contos infantis e até mesmo romances, como a famosa história de Romeu e Julieta..."


 





Lembro que quando criança, o crochê foi a primeira arte que aprendi. Depois vieram  pintura, tricô, costura, ponto cruz e por aí vai...
É engraçado, quando a gente acha que determinado artesanato já está ficando fora de moda, vem alguém e dá uma cara nova e a gente volta a se apaixonar, não é mesmo?
Então aproveite as ideias e inspirem-se!










































Beijos!
Solange.


















4 comentários:

  1. Lindos trabalhos em croche,acho que ele nunca caiu e nunca cairá de moda,dá para ver pelos belos trabalhos postados ai!!!
    Adorei a história!!!
    Beijos e um ótimo feriado de carnaval,
    Mery

    ResponderExcluir
  2. Lindos bem coloridos amei, eu nunca consegui fazer trabalhos de crochê!!
    Ótimos trabalhos!!!
    Um feriado de paz e tranquilidade.
    Bjs
    Amara

    ResponderExcluir
  3. Imaginei que a palavra fosse francesa. Acertei.
    O que mais vi, além dos croches lindos, foi sua foto linda, Solange.

    ResponderExcluir
  4. quando criença,a arte do crochê era muito forte na minha familia.lembro que durante as tardes,minha mae me ensinava como fazer..a agulha que eu tinha,era menor,por que,eu só tinha 7 anos!mas foi uma epoca muito boa.nao esqueço nunca.e hoje,estou com 20 anos,e é sobre essa arte,que eu vou falar,em um trabalho de historia.

    ResponderExcluir