domingo, 10 de janeiro de 2010

Os Sapatos

Sapatos, sandálias, botas...estes calçados enfeitiçam a gente, não é mesmo? Como eu sou baixinha prefiro os de salto alto pra me sentir mais poderosa, é claro.rsrs.
Encontrei num site de vendas um resumo sobre a história do sapato. Interessante...


A História do Sapato

O sapato surgiu no momento que o homem sentiu necessidade de proteger os pés. Os primeiros calçados conhecidos, usados em regiões quentes, eram sandálias feitas com fibras de plantas ou couro.

Os antigos egípcios usavam sandálias já em 3700 a.C.

Sapato era objeto de luxo. A fabricação em massa só começou a partir de 1760, quando foi construída a primeira fábrica de sapato em Massachusetts, Estados Unidos. O artesanato cedeu lugar à produção industrial.

Em Roma o sapato indicava a classe social do usuário. O calceus, sapato fechado dos cidadãos originou o nome calçado e não podia ser usado por escravos.

A numeração do sapato originou-se na idade média na Inglaterra, quando o rei Eduardo I uniformizou as medidas, decretando que uma polegada correspondia a três grãos de cevada colocados um atrás do outro.

Até a metade do século XIX, os dois pés do sapato eram iguais. O primeiro par feito com pé direito e pé esquerdo apareceu entre 1801 e 1822, na Filadélfia.

O pé, até o século XX, era considerado símbolo de castidade, uma parte do corpo mais tentadora que os seios, por isso devendo ser protegido dos olhares cobiçosos.
























Um comentário:

  1. Alguns modelos de sapatos até que vai mas os outros ficam entalados.Tipo eu tenho pernas finas e gosto de saltos de preferência os saltos meio finos e meio grosso.

    ResponderExcluir